Glossário

Agility Dog: área para passeio e/ou treinamento de cães, com rampas, túneis e outros acessórios de lazer para o animal. O espaço pode ser incrementado com o serviço de um treinador, mediante pagamento do condômino interessado.

Alicerce: base sobre a qual se sustenta a estrutura de uma construção; fundação.

Apartamento Giardino ou Garden: apartamento térreo ou localizado nos primeiros andares que possui um quintal ou jardim. Em empreendimentos de padrão mais alto, pode comportar até uma pequena piscina, churrasqueira ou forno de pizza.

Apartamento Giardino ou Garden: apartamento térreo ou localizado nos primeiros andares que possui um quintal ou jardim. Em empreendimentos de padrão mais alto, pode comportar até uma pequena piscina, churrasqueira ou forno de pizza.

apartamento garden


Área privativa: espaço interno de um apartamento, de acesso restrito aos seus ocupantes, demarcado pela superfície externa das paredes.

Baby Space: área geralmente destinada a crianças de 0 a 2 anos, localizada em espaço aberto ou fechado. O local pode trazer brinquedos, berços, trocador de fralda e utensílios para aquecer alimentos.

Barrilete: nas instalações hidráulicas de prédios, a canalização central, localizada abaixo da caixa d'água, a partir da qual se distribui água às diversas colunas em prumada.

Business Center ou Net Office: pode ser localizado dentro do apartamento ou em área comum. O espaço geralmente oferece infraestrutura para o trabalho de escritório, como internet sem fio, computador, impressora e sala de reunião para receber visitantes.

Caixilhos: parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas.


Calhas: dutos geralmente instalados nos telhados que encaminham as águas de chuva a condutores verticais para escoamento. 

Certidão de registro de imóveis: documento expedido por Cartório de Registro de Imóveis que atesta a regularidade de um imóvel e aponta eventuais ônus que pesem sobre ele.

Cobertura verde: solução paisagística que utiliza jardins e gramados como cobertura de uma construção, em substituição às tradicionais lajes e telhas.

Coluna: elemento vertical feito de concreto simples ou armado, aço, madeira ou alvenaria onde são descarregadas as cargas verticais da estrutura de uma construção. O mesmo que pilar.

Connect Laundry ou Lavanderia Wi-Fi: mais comuns em edifícios voltados para solteiros ou jovens casais, nos quais os apartamentos não possuem área de serviço. O espaço oferece máquinas de lavar e secar em um ambiente com internet sem fio, para que o morador possa utilizar equipamentos eletrônicos enquanto aguarda o término do ciclo.

Contrapiso: camada com função impermeabilizante composta de concreto ou argamassa, instalada logo abaixo do revestimento aparente do piso.


Cumeeira: a divisória que se encontra na parte mais alta de um telhado. O mesmo que cumeada ou cavalete do telhado.

Deck: tablado formado por tábuas normalmente instalado ao redor de piscinas, terraços, varandas, banheiras de hidromassagem, entre outros locais.

Disco: diferente de um salão de festas tradicional, trata-se de um espaço com ilumin ação e estética similares ao de uma boate, que pode ter como itens mesa de som para DJ, pista de dança, globo, luzes, bar e sofás.

Drywall: placas de gesso acartonado empregadas como paredes internas, divisórias, em alternativa à alvenaria convencional.


Empreiteira: empresa especializada na execução de serviços e etapas específicas de obra.
Escritura: documento lavrado por tabelião ou oficial público que assegura título de propriedade de um imóvel.

Espaço Gourmet, Espaço Grill, Gourmet, Gourmet Roof Top, Lounge Grill, Salão de Festas Gourmet , Terraço Grill, Terraço Gourmet ou Varanda Gourmet: espaços destinados ao preparo de refeições, em especial do churrasco, são encontrados em três diferentes opções: no próprio apartamento ou em áreas sociais, que podem estar no térreo ou no topo do edifício (caso do Gourmet Roof Top).
Automação residencial: sistemas automáticos de controle e vigilância aplicados a residências e conjuntos habitacionais.
terraço gourmet

Espelho d'água: piscina de água rasa construída com a finalidade de refletir a obra principal, integrar um conjunto de elementos decorativos ou ainda como barreira de acesso.

Esquadria: denominação genérica para indicar portas e janelas.

Estrutura: conjunto de elementos que dá sustentação e estabilidade à construção; esqueleto do prédio.

Fachada: qualquer uma das faces externas de uma edificação: frontal, lateral ou posterior à rua.

Family Room ou Family Space: antigamente conhecido como sala de TV, o espaço é destinado ao convívio em família dentro do apartamento ou numa área de lazer comum. Os itens que o compõem são bastante variados, podendo incluir sofá, mesa, terraço, churrasqueira, acesso à cozinha, home theater e telão.

Fitness: destinado à prática de exercícios físicos, o local pode contar com esteira, bicicleta, aparelhos de musculação, sala de ginástica e área para alongamento.

fitness


Forro: material que reveste o teto com o objetivo de garantir isolamento térmico e acústico, além de possuir função estética. Pode ser de madeira, gesso, estuque, plástico, tecidos.

Fundações: parte de uma estrutura que transmite às camadas inferiores do solo a carga de uma construção.

Garage Band: uma sala com isolamento acústico e climatização. Possui bateria, contrabaixo, guitarra e teclado como instrumentos básicos, além de amplificadores e mesa de som.

Gazebo: pequeno quiosque instalado no jardim de um prédio, com estrutura de alumínio, ferro ou madeira e fechamento constituído de vidros ou treliças.

Golf Putting Green ou Putting Green: área gramada para jogadas curtas de golfe. Seu tamanho pode variar de 4 a 30 metros quadrados e inclui um número variado de buracos, em terreno com alguns desníveis.

Habite-se: documento emitido pela prefeitura que autoriza a ocupação de um imóvel novo, concedido após vistoriais no local que checam o atendimento da obra a diversos requisitos legais.


Incorporação imobiliária: ato ou efeito de empreender um projeto imobiliário a partir da comercialização de unidades autônomas (como apartamentos) já prontas de um condomínio, ou na planta, sob compromisso de entrega em condições e datas previstas em contrato.

Incorporadora: Empresa que pratica a incorporação imobiliária.

Insolação: radiação solar que incide sobre uma superfície ou em um ambiente.

Junta de dilatação: junta flexível e resistente, que diminui e aumenta de volume dependendo das condições de temperatura e pressão.

Laje: placa construída de concreto armado, apoiada em pilares, vigas e paredes, que constitui o piso ou teto de uma área. Expressão também usada como sinônimo de andar ou pavimento.

Loft: apartamento com ambientes integrados, sem divisórias.

Lounge: espaço geralmente preenchido com decoração de clima intimista, destinado a convivência social.

Marquise: pequeno telhado que protege a porta de entrada; cobertura, aberta lateralmente, que se projeta para além da fachada da construção.

Muro de arrimo: estrutura instalada para conter pressões de terra, água ou pedras provenientes de encostas. O mesmo que muro de contenção.

Pé-direito: altura entre o piso e o teto.

Pérgula: sequência de vigas (de madeira, concreto, metálicas, etc.) dispostas sobre pilares do mesmo, material instalada em jardins e áreas externas. É comum que sirva como suporte de trepadeiras.

Pet Garden, Pet Place ou Pet Space: as diferentes nomenclaturas servem para definir um espaço destinado aos animais, que pode ser desde uma simples área de lazer e passeio, até um local com infraestrutura para banho, tosa e demais cuidados característicos de um pet shop.

pet garden


Pilar: elemento que suporta as cargas verticais da estrutura de uma construção, feito de concreto simples, concreto armado, madeira, aço ou alvenaria. Ver coluna.

Piloti: cada uma das colunas ou pilares estruturais que elevam uma edificação, deixando a área do pavimento térreo livre.

Pizza Place: local em área comum dotado de forno para o preparo de pizzas, com mesas e cadeiras para receber convidados.

Porcelanato: revestimento cerâmico com características especiais, entre as quais a baixa porosidade e a maior resistência à abrasão e a produtos químicos, em comparação com os revestimentos cerâmicos convencionais e as pedras.

Pórtico: porta de entrada principal de um edifício, cujo teto ou abóbada são sustentados por colunas e vigas ou por arcadas.

Pré-moldados: elementos industrializados ou mesmo moldados no próprio canteiro de obras para posterior montagem, como lajes, vigas, pilares, pergolados e lajotas de pisos.

Quadro de distribuição: caixa destinada a armazenar e proteger dispositivos elétricos como chaves, disjuntores e fusíveis.

Registro de imóveis: documento que reúne o histórico completo do imóvel, incluindo alterações e extinções dos direitos relativos ao bem, além de estabelecer o direito de propriedade.

Roda teto: semelhante ao rodapé, só que situado na junção do teto com a parede.

Rodapé: elemento de acabamento que tem o objetivo de proteger contra choques, águas de lavagem e varreduras a parte inferior da parede, na junção com o piso.

Rufo: elemento de concreto armado ou chapa metálica dobrada instalado no encontro do telhado com a parede, de maneira a evitar infiltração de água pluvial nas construções.

Sapata: tipo de fundação de concreto armado ou simples que recebe a carga da estrutura e a transmite ao solo.

Subcobertura: soluções aplicadas abaixo da cobertura ou telhado de uma edificação para garantia de conforto termo-acústico, como a lã de vidro combinada a outros componentes.

Sustentabilidade: conceito de exploração balanceada dos recursos naturais do planeta para usufruto da humanidade.

Talude: declive ou inclinação, na base de um morro ou na encosta de um vale, feito para conter processos de erosão.

Terraplenagem: planificação ou nivelamento do terreno antes da construção.

Unidade autônoma: parte de uma edificação formada por dependências e instalações de uso privativo e também por uma parcela de dependências e instalações de uso comum.

Valor real: valor que a prefeitura define para cada imóvel, segundo sua localização, metragem e destinação, entre outros critérios.

Viga/vigamento: elemento estrutural posicionado horizontalmente que tem a função de receber a carga das lajes e transferi-la para colunas, pilares, paredes e outros elementos de uma construção.

Walking Distance: distância que pode ser percorrida a pé do edifício até os principais pontos de interesse, como shoppings, supermercados, estações de metrô e parques.

  ©Apartamento Manaus - Todos os direitos reservados.

Create by Welington Batista | Topo